Urban Buzz ..Segue o teu Som !

O Melhor da Música Urbana, Nacional e Internacional ,tudo num só lugar! Entrevistas, Criticas,Cobertura de concertos e um incentivo para que cada vez mais artistas pisem os nossos palcos! Este é o lugar certo para fazer "Barulho" !!!

Thursday, January 18, 2007

Entrevista exclusiva com Sam the Kid !

















Sam the Kid , O Melhor rapper português da actualidade concedeu.me uma entrevista para o urban buzz , durante a conversa que durou aproximadamente 30 minutos via telefone.,falamos entre outras coisas sobre o novo album e sobre o estado do Hip Hop Nacional .

Confesso fan do cantor ,no final da entrevista senti.me também eu fan da pessoa , Samuel Mira é dotado de uma Honestidade desarmante e de uma simplicidade rara tendo em conta o lugar que ocupa na Música em Portugal.

UB:Olá Sam , tudo bem? desde já o meu obrigado por teres aceite a entrevista, é um privilégio poder entrevistar um dos mais importantes músicos da história recente da música portuguesa.

Falando um pouco do novo album..

Prática (mente) encontra.se a venda desde o mês passado ..

Sentes que conseguis.te alcançar os objectivos que tinhas para este album e para com o teu regresso ao panorama do hip hop português?

STK : Os Meus Objectivos não passam somente por colocar o album a venda , é preciso também divulga.lo , dar concertos que é algo que ainda nem começei a fazer ,ainda não me estriei em espectáculos com este novo album , espero no final de Fevereiro , Março começar então a dar os primeiros concertos ao vivo e depois é outras cenas como , fazer mais videoclips , é " espremer " bem o album , só depois estou em condições de fazer um rescaldo,de poder dizer " pa sim sr,com este album sinto que já fiz o que tinha a fazer " .

Agora ainda estamos muito no principio ,este album ainda tém muito para dar ao publico e de várias maneiras , como rieditar o album só com uma versão instrumental ,coisas desse estilo ,são coisas paralelas a obra mas que acabam sempre por estar interligadas .

UB:Qual tem sido o feedback que tens recebido por parte do publico?

STK:Pa..de uma forma geral tem sido positivo,a única cena que eu mudaria era a cena do livro que acompanha o cd , as letras estão um bocado pequenas e já houve pessoal que me deu essa dica ,que podiam estar um pouco maiores .

No contexto musical sim , a critica tem sido positiva, o pessoal tém estado a reagir bem , tipo,há pessoal que gosta de certas músicas," ha eu curto da musica 2 ,curto daquela música em particular" e eu fico feliz com esse tipo de comentários , pessoas diferentes tem as suas músicas favoritas ,é sinal que a missão tá ser cumprida ,ao contrário se todos gostassem da mesma, levava.me a pensar tipo ," pa então o album tá tao igual e as pessoas gostam todas da mesma?! " não é isso que se pretende entendes.

UB:
O 1º single ," poetas de karaoke" é um verdadeiro Hino á lingua de Camões ,defendes que se deve cantar em português e criticas todos aqueles que usam o Hip Hop para sustentar o ego e que relatam uma realidade distorçida do que é ser rapper em Portugal...

Fala.me um pouco sobre o conceito da música e da polémica involta da mesma..

STK:Poetas de Karaoke foi um termo que eu criei para de alguma forma criticar todas as coisas que eu não acho puras num artista ,é um bocado por ai , e mais do que elevar a lingua de camões tem a ver com o facto de as pessoas serem verdadeiras com elas próprias , porque,se tu na verdade és uma pessoa que gostas de imitar os outros , pa ,pronto tás a ser tu próprio ,só que secalhar o teu eu não é o original , o que eu defendo é que tenhas a tua identidade e venhas com uma cena original , pode.se entender que a música é uma mensagem mais directa para o pessoal que faz hip hop ,para o meio , falo da cena de cantar em play back e de cantar em inglês mas com isto não tou a dizer que , por ex,os dzrt são melhores que os blind zero .

Uma cena que costuma ser mal interpretada é ,por ex,eu quando toco nesse assunto não estou a falar sequer da música em si propriamente dita , a música chama.se "Poetas de Karaoke " não se chama Músicos de Karaoke ,não estou a dizer que a música destas pessoas é pior tas a ver ,eu posso gostar de bandas que cantam em inglês , eu refiro.me é a poesia e nós temos uma vantagem ,principalmente no rap ,tu vês que 95% das pessoas cantam em português ou em crioulo ,neste caso se cantam em crioulo tão a ser fieis a eles mesmos,as suas origens,isto é,se for puro, porque ás vezes também há aqueles brancos que se armam a falar em crioulo e não curto muito dessas cenas .

UB:"Querem ser os Moonspell ,querem novos Horizontes.."

Há pouco tempo reparei que os Moonspell fazem parte da tua lista de amigos no Myspace..

STK:Pá ,eu ai tou a ser um pouco irónico mas é um pouco naquela ,"não tenho problemas com vocês ",posso parecer um pouco cinico até mas não os contesto e depois aqui tá tudo bem , não, não tenho nada contra os Moonspell .

UB:Ainda no video de " Poetas de Karaoke" contas com o apoio de inúmeros artistas da nossa praça que subscrevem a mensagem que pretendes passar ,entre eles encontramos o pai do rock português ,Rui Veloso..

Qual foi o comentário dele acerca do album depois de o ter escutado antentamente , podes partilhar esse momento? (Risos)

STK:Pa..ainda não tenho esse feedback do Rui Veloso ,nem sei se já ouviu o album sinceramente , porque ,eu não tou assim muitas vezes com essas pessoas ,por exemplo,ontem encontrei o Vitorino ,ele disse.me que ia comprar o album ,que curtiu bue e que também me queria convidar para um trabalho que está a fazer neste momento , e também porque, esse pessoal por um lado respeita.me mas não quer dizer que oiçam bue vezes o album entendes.

Eu sei que o Rui Veloso , e sobre esta música em concreto,quando lhe disse do tema , não digo que quisesse a todo o custo entrar no video mas secalhar ainda consegue ser mais fundamentalista que eu nesta cena de não cantar em inglês tas a ver , ele queria mesmo dar a sua opinião .. ( risos) .

UB:" Presta Atenção" é um dos temas mais fortes do album ,sentes que pode fazer a diferença seres tu e neste caso o Valete a apelarem á consciência colectiva inerente a uma realidade que ambos conheçem bem?

STK:Não sei , eu não faço as cenas com a intenção de mudar as pessoas , ainda que depois acontecam coisas inacreditáveis , há pessoas que se sentem tocadas com certas músicas que tomam decisões depois de ouvi.las ,isso ai é uma cena que me dá uma responsabilidade que eu não quero .

Eu faço as músicas para mostrar o meu ponto de vista mas depois não estou há espera de consequências desse estilo mesmo que sejam as consequências que eu estou a aconselhar na música entendes,claro que a música tém uma mensagem , principalmente para esses putos novos que entram no mundo do crime , um gajo tenta explicar o que lhes poderá acontecer , o que eles poderão esperar do seu futuro investindo nesse estilo de vida ,até há pessoal que não tem muita necessidade de estar nesse tipo de cenas , vão por arrasto e assim ,é um pouco isso ..

Tou a exprimir a minha opinião mas não curto muito dessa responsabilidade porque imagina,neste caso a mensagem é positiva,imagina se fosse mais negativa , não pretendo ser um modelo a seguir .

UB:Enquanto produtor já assinas.te o trabalho de inúmeros artistas , a partir de agora... só vais trabalhar com quem mereça o teu tempo?

STK:Sim, de certa forma sim ,porque tenho de ter sempre algo como um motivo,uma força , a partir de agora vou secalhar ainda arriscar mais e fazer coisas com músicos diferentes daqueles que normalmente procuramos mais no nosso meio , estava a dizer.te no caso do Vitorino ,no caso de cantores de Jazz, eu quando gosto dos projectos entro na boa entendes.

Em relação á mensagem do tema " a partir de agora " , em relação a colaborações ,pa eu sempre fui assim, se eu não curto não entro , nesse aspecto a atitude não muda , eu não entrava a força no album de ninguém ,a única cena que muda é assim em relação aos beats tas a ver , as pessoas pagavam o que queriam e era quando pagavam e agora pretendo estabelecer mais regras ,começar a ser mais profissional ,chegou a altura para isso,é uma questão de evolução simplesmente e enquanto eu não o fizer vai ser prejudicial para todos os produtores ,porque enquanto eu não cobrar as pessoas vem ter comigo ,tipo ,imagina , ta o xeg a cobrar uma guita, alguém que por sua vez diz " ha e o sam the kid não tá a cobrar nada " entendes , e todos nós queremos cobrar de certa forma.

Claro que há amizade e tudo mais e eu principalmente o que procuro é exactamente isso,até podes não pagar as cenas mas quando estiveres a dizer lembra.te de mim ,é um bocado por ai ,e depois há pessoas que não o fazem ,tipo eu agora vou estar bem,vou receber um cheque bacano ,pa iá ,vou pagar a pessoas que na altura nem paguei o estúdio e disse " olha quando tiver guita vou.te pagar " e agora vou cumprir com a minha palavra , ha pessoas que foram tocar instrumentos no estúdio e tudo o mais e eu vou pagar ,também não paguei na altura pronto ,é isso que eu quero , é profissionalizar a cena entendes.

Para mim ser profissional até é o gajo que aceita tudo ,eu considero.me primeiro que tudo um artista com principios e só faço aquilo que me apeteçe ainda que seja em primeiro lugar um amante da música e de coisas espontâneas,não tou a dizer tipo," iá só vou para ali se tu me deres a guita .." , em termos de colaborações já será diferente do que a minha postura em relação ao espectáculo ,em relação ao espectáculo será sempre uma postura muito mais rigida ,do tipo ,só súbo para o palco depois de me pagarem .

UB:Qual vai ser o próximo single?

STK:Abstenção" ,pa já tenho um video preparado mas vou ter uma segunda versão do video com os bonecos do contra informação que vou começar a gravar lá mais para fevereiro,Março ,vai ser uma cena assim diferente,num estilo diferente .

Quanto ao 3º single do album será " A Procura da perfeita repetição" que também já está gravado e depois ainda pretendo fazer mais videos .

UB:Chegas.te a um patamar em que poucos se podem orgulhar de chegar na Música em Portugal.

Tens a noção do que representa o sam the kid para toda uma geração ávida de novos valores e que deslumbram em ti um exemplo a seguir

STK:Pa , não posso negar que tenha alguma importância para algumas pessoas nesse sentido , até miudos de ,11,12 anos que tripam com o rap , secalhar daqui a 5 podem até já não gostar não sei mas pa , nesse aspecto ha miudos que me idolatram e não posso fugir disso mas é como te estava a dizer, não gosto dessa responsabilidade ,de ser um modelo perfeito para alguém .

UB:Como vês o Hip Hop em Portugal daqui por 10 anos?

STK:Pa..não sei mas puxando um bocado a brasa a minha sardinha espero ter um estúdio,uma editora não digo,é um caminho normal entendes mas iá curtia de ter um estúdio.

Pá vai estar de certeza mais evoluido ,mais respeitado, mas isto é do ponto de vista positivo, porque ao mesmo tempo haverá sempre pessoas que não percebem o Hip Hop , e também cada vez que a cena fica mais massiva há coisas que as pessoas não entendem .

Eu se quiser posso ter uma visão bue negativa,por exemplo,não estou nada contente com o estado do Hip Hop americano por exemplo e isso também afecta os rappers em Portugal porque também nos inspiramos em cenas do hip hop americano ,mas ha cenas bacanas se procurares no underground tas a ver e isso por vezes também nos estimula entendes,mas pa neste momento o hip hop americano está mesmo uma grande merda e isso depois poderá se reflectir nos putos que estão agora aqui fechados nos quartos a ouvir esse hip hop americano que pá não bate, que a meu ver não é grande coisa ,nem tem samplers,mas pronto não é por ai,pelos beats .

Agora há uma invasão tipo down sound que é tipo ,é tudo festa,estamos todos num clube,estamos todos a curtir e danças ridiculas ," É o Bicho é o bicho vou.te devorar ",repara,eu estou a falar do hip hop mainstream ,que passa na MTV e assim ,claro que continua a existir o hip hop underground mas é esse hip hop que continua constantemente a puxar um publico sempre novo ,por exemplo,estão a ouvir o Akon e pensam que tão a ouvir bom hip hop entendes e não são essas pessoas as minhas referências de Hip Hop e depois um gajo tem medo que no futuro uma coisa que tenha samplers ,ou um som mais sujo ,que esses miudos,que ,vão ser o futuro do hip hop ,depois não gostem disso ,acham isso uma coisa muito old school,muito antiquada tas a ver.

Esta é uma visão um pouco negativa que eu poderei ter,a visão positiva é que em 10.000 putos que todos os anos começem a aderir a esta cena do hip hop nem que sejam 3 que depois vão.se aprofundar e que vão ser os futuros mcs e que serão bons concerteza .

Há pessoal que só ouve hip hop tuga e eu sempre aconselho que devem procurar conhecer outras realidades do hip hop,claro que o estado do hip hop americano actualmente não te vai ajudar em nada,só te vai deixar mais confuso mas sou da opinião que quanto mais informação tiveres melhor para ti ,e é um pouco por ai..

Um gajo também não começou com grandes referências ,secalhar todos nós começamos a ouvir um hip hop mais mainstream mas depois eu aprofundei mais as cenas e consegui ser uma pessoa com uma cultura músical acima da média,tipo,compro todas as revistas de hip hop,etc,tou sempre a par das novidades entendes,e é por ai,não começei por um êxito underground,não,todos começamos por um êxito que apela mais as massas.

UB:Qual é a maior inspiração do Sam the Kid?

STK:É um bocado aquele cliche do que me rodeia não é,é o ambiente ,quando digo o ambiente,não digo só a rua tas a ver,é tudo,é um filme,é a Tv,posso ir buscar inspiração a outro ambiente que não a rua e adaptar a minha realidade.

Cinema é arte,pintura é arte, pá tudo o que está ligado á evolução do mundo e ás suas vivençias eu estou aberto,sou como uma esponja que absorve tudo isso e que depois adequo ao meu estilo e áquilo que eu pretendo dizer .

UB:Qual é a tua maior referência do Hip Hop internacional?..isto é ,se tens alguma em particular .

STK:Não,a diferença é essa ,é como eu digo nos "Poetas de Karaoke" ; " Sinto.me á frente de pessoas que tém como influência,uma só referência,uma só canção " porque se eu tiver só uma referência serei igual a essa,agora,se eu tiver 3.000 referências serei uma mistura delas todas e criarei algo novo entendes,por isso seria injusto eu estar a referir só uma referência.

UB:Olhando para trás , quando ainda davas os primeiros passos no mundo do hip hop , imaginavas.te na posição em que te encontras actualmente?

STK: É dificil responder a isso porque para mim estar na posição onde eu estou é bue natural porque é um percurso entendes, é um dia de cada vez,é querer ser melhor do que ontem e quando um gajo leva esta cena a sério permite estar na posição que eu estou que encaro com bue naturalidade.

Não acho que é tipo " iá nunca imaginei estar nesta posição.." porque pá,no fundo não sou o rei do mundo ,tou aqui no meu quarto,continuo a fazer os meus sons,há muita coisa que não mudou tás a ver ,o processo é o mesmo.(risos)

UB:Uma palavrinha para o urban buzz..

STK:Pá,aquela palavra de incentivo ,continua ,é uma coisa que até é muito importante nos dias de hoje ,é importante para as pessoas poderem dar as suas opiniões e que permite também colocar a sua veia artistica em prática,seja musical ou jornalistica.

É um meio de divulgação para músicos como eu ,e aqui não importa se chegas a 5.000 ou a 300 pessoas tas a ver,é sempre positivo e funciona como um todo,secalhar daqui por 2 anos já estás a chegar a 30.000 pessoas e secalhar também nunca pensaste nisso ,como me estavas a perguntar á pouco ,é um dia de cada vez e vais ver as coisas a crescer devagarinho ,é isso pá,continua ai ..

UB:Obrigado Sam!

STK:Na Boa .


Rui

Wednesday, January 10, 2007

Nneka ,novo talento imergente !




















Nneka é uma nigeriana residente na Alemanha que " abraça" as sonoridades da soul,hip hop e reggae e tem como suas maiores influências Bob Marley ou Lauryn Hill.

".. Na vida os únicos lugares em que me senti e continuo a sentir.me verdadeiramente segura é na Música e em Deus" proferiu a artista .

As palavras de Nneka espelham bem a sua música, sempre tendo como referência as suas origens , deixando a música falar por si própria com uma dose de espiritualidade q.b .

Nneka editou o seu primeiro album "Victim of Truth " em 2005 , aclamado pela critica especializada Nneka andou em tour com Patrice e promete para este ano mais espectáculos em várias capitais da Europa.

frazy.com
powered by frazy.com


Podes ver aqui o video do single "The Uncomfortable Truth " .



Descobre mais sobre a cantora em http://www.myspace.com/nnekaworld ou no seu site oficial em http://www.nnekaworld.com/

Monday, January 08, 2007

Nate James edita Funkdefining EP














Nate James prepara.se para lançar , Funkdefining , o novo EP do cantor que aproveita assim para mostrar mais um pouco do seu trabalho enquanto esperamos pelo seu segundo album de originais que ao que tudo indica irá sair na primavera deste ano. Nate James que promete voltar ao nosso pais ainda este ano , depois de o ano passado ter sido o cantor encarregue de abrir para os Simply Red no pav. Atlântico.

Podes ouvir Funkdefining no site oficial do cantor em http://www.natejames.com

Saturday, January 06, 2007

A Alma de Sam Cooke !




















O desenvolvimento da música soul foi acelerado graças a duas tendências: a urbanização e a secularização do gospel. Artistas como Ben E. King, Ray Charles, Sam Cooke , e os Everly Brothers fundiram a paixão dos vocais gospel com a música cativante e rítmica do R&B, formando assim o soul no final dos anos 50.

Sam Cooke ocupa um lugar de destaque entre os melhores , teve 29 das suas músicas no top 40 nos usa entre 1957 e 1965 e é por muitos considerado "o criador" da música soul .

Entre os seus temas de maior sucesso encontramos classicos como ," You Send me" , " Chain Gang" ou o inconfundivel "Wonderful World".

E é o classico " Wonderful World" que vos convido a recordar ,um video também ele classico , uma era musicalmente incomparável..

Wednesday, January 03, 2007

Common reaparece com novo single !
















Common está prestes a lançar um novo album em Março deste ano , intitulado, Finding Forever que conta com a habitual presença do seu amigo Kanye west entre outros.

Entretanto Common juntou.se a will i am para comporem uma música para a banda sonora do filme Freedom writers com estreia este mês nos usa , o tema irá fazer parte do novo album do rapper de Chi-Town.

Fica com o video de " I Have a Dream " .